terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SAFIR - O menino pobre e o amor abastado


SINOPSE:

Quatro protagonistas marcam o ritmo dessa aventura. Um romance de ficção embasado em fatos reais, onde o amor ocupa o mesmo espaço, e, é a trilha para seguir por essa jornada. Safir: Um jovem simples e pobre morador de favela e filhos de mãe solteira. Helena: Uma jovem médica abastada que lhe concedeu o primeiro beijo e seu amor também. Ruth: Filha de um imigrante supérstite da segunda guerra mundial. Pit: A cachorrinha inteligente que virou gente que foi doada para adoção a mãe de Ruth por ocasião da visita a uma amiga em Amsterdã. Safir apaixona-se por Helena, mas a diferença de classe social entre os dois criou um choque de valor na vida dele, quando passou a morar com a mesma em sua mansão luxuosa. Helena é médica cirurgiã plástica conceituada e mãe de dois filhos frutos de inseminação artificial, acostumada ao conforto. Safir, diante da rejeição dos abastados da região vizinhos da médica, sente perseguido. Ele se questiona quanto a sua decisão de largar todo o conforto que sua amada lhe garantia, e confidencia seus problemas com um amigo religioso. Entra em conflito com Helena e finda por retornar a simplicidade que estava acostumado, o pauperismo. Contudo, o que se percebe no decorrer da história é que o conflito existente esta em si mesmo.
Depois de um tempo Safir conhece Ruth no “Water Closet” de um avião vindo de Amsterdã para o Brasil e se relaciona com ela numa situação exótica. Ruth não acredita em reencarnação, porém os acontecimentos levavam a crê que Nikita, o irmão que faleceu aos dezesseis anos atropelado, reencarnou em Pit, a cachorrinha inteligente que virou gente que ela cuidava com muito amor como se fosse uma filha natural. Como psicóloga da mesma, Ruth psicografa sua linguagem para o escritor, traduzindo os pensamentos de Pit e suas constantes citações sobre a reencarnação.
A história retrata fatos que a vida apresenta de muitas formas, citando trechos de diversos assuntos, entre eles da religião quando trabalha sobre reencarnação e astrologia ao traçar um perfil esotérico dos personagens principais dessa trama o autor Dory Magalhães traz ao leitor uma narração envolvente.

COMENTÁRIOS DA OBRA:
Seguir os passos desses personagens numa literatura intrigante aonde o autor Dory Magalhães conduz o leitor a visualizar o amor e a vida de formas surpreendente, porém maravilhosa.
Uma narração simples, mas envolvente que nos leva ao um final que deixa o leitor a aguardar uma continuidade.

PÚBLICO ALVO:
O livro tem como foco o público infanto-juvenil, pois o autor conduz uma narração de fácil compreensão.

ADEQUAÇÃO AO MERCADO:
O autor conduz muito bem as tramas dessa obra e apresenta a seus leitores um romance repleto de envolvimento mesclado entre fatos reais e ficção. Através de fatos específicos e de uma narração de fácil compreensão o autor consegue um efeito interessante de conduzir seu leitor a acompanhar os personagens passo a passo.

PONTOS POSITIVOS:
• Não há dificuldades em acompanhar a trama, a leitura é tranquila.
• O autor amarra e narra histórias de uma forma natural e sem quebra de imagem, o que dá ao leitor uma visão continua de todos os cenários que os personagens estão vivenciando.


PONTOS NEGATIVOS:
• Fazer uma correção gramatical para verificar pequenos detalhes como pontuação e espaços extras entre as palavras.

COMENTÁRIOS DO PARECERISTA:
Um romance narrado de uma forma simples e que envolve o leitor a descobrir os fatos e o envolvimento de cada personagem na trama, tal como a seguir seus passos até o final dessa história de vida e momentos marcantes.

Parecerista: Thais Riotto
E-mail: thaisriotto@hotmail.com

“SAFIR – O menino pobre e o amor abastado” se encontra Registrado na Fundação Biblioteca Nacional sob o número: 03-021685-V02, contendo 222 páginas no formato 16.0 X 23.0. Onde relata as memórias de um menino filho de mãe solteira, empregada doméstica que nunca conheceu o pai biológico, cresceu na favela, estudou em escola pública. Conheceu o amor abastado e foi rejeitado pela riqueza. Voltou a ser pobre novamente, conviveu com ratos e lagartos e outros bichos escrotos de esgoto até conhecer Ruth e Pit e esquecer o amor abastado. Uma historia de ficção com base em fatos reais como a relação amorosa no WC (Water Closet) do avião e outras aventuras que o leitor vai adorar ler. A história de amor e aventura se passa entre Rio de Janeiro, São Paulo e Amsterdã.

Um comentário:

Thais Riotto disse...

Parabéns pelo livro, é realmente uma viagem fascinante.

Obrigada por me permitir viajar nessa obra.