terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O DIA EM QUE A TERRA PAROU - Uma Cidade se Luz


SINOPSE:
Andando pelas ruas de Copacabana o autor encontrou um Pen-Drive e nele continha a história de um homem de pouca fé em Deus e que foi resgatado por Ele. Segundo a história o homem havia morrido ou seu corpo desaparecido provavelmente no ano de 1528 do alto do monte chamado de Pedra de França na Penha onde duzentos anos depois, em 1728, foi construída naquele local a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, famosa por seus 382 degraus. O homem de pouca fé não acreditava no Deus da Bíblia, para aquele homem a palavra Deus e Cristo eram inventados pelo homem para dá nomes aos personagens bíblicos. Sua fé estava no ser superior, algo sobrenatural que move e administra à vida e a morte, seu “Deus” representava a força cósmica. Não acreditava na Bíblia como livro de Deus, mas como livro dos humanos e dizia que a bíblia não caiu do céu pronta e nem o tal Deus havia colocado sua assinatura nela. Como poderia ela ser uma obra de Deus? Vivia em meio a reflexões sobre Deus e os homens. O homem de pouca fé antes levava a vida como Paparazzo da natureza e de pessoas célebres da época, cauteloso, sereno, de bem com a vida psiquicamente e bem sucedida financeiramente. Vivia uma vida de sucesso que poucos na época conseguiam. Porém, o destino o fez largar tudo e tornar-se um pedinte. Passou por várias situações, dentre elas três tentativas de suicídio, na rua foi acolhido por um grupo de mendigos, mas preferiu se isolar e caminhar sozinho.
Na terceira tentativa de suicídio, no momento em que a terra parou para aquele homem de pouca fé, seu copo fica estirado no asfalto ensanguentado e sua alma é transladada para uma cidade sem luz, onde durante seis dias de sonho comatoso tem contato com a sabedoria e os anjos de Deus. Conheceu o livro da vida espiritual e o lado antagônico da vida terreal. Conheceu o poder de Deus, os valores religiosos e retorna a vida terreal totalmente transformado. Ao recobrar sua memória se vê diante de uma situação irrecuperável aos olhos humano, por uma paralisia triplamente qualificada. Diante de tudo que viu e ouviu durante o sonho comatoso e convencido de que somente um milagre o faria curar, sua fé leva-o a Deus que ouvi suas preces e traz de volta a sanidade do corpo e uma nova vida totalmente transformada. Devolveu ao homem além do corpo são, a identidade de Moriá seu verdadeiro nome, a família, mulher e filhos e deu-lhe a vida que pedira a Ele dali para frente, ser um peregrino servo de Deus. Ao deixar aquele depósito de vivo-mortos e voltar para os seios da família foi se aperfeiçoar no ato de pregar a palavra com sabedoria e fidelidade conforme os ensinamentos bíblicos. Viveu oitenta e dois anos e seu exemplo de vida serviu para guiar até a quinta geração. O tetraneto de Moriá de nome Adão assim como ele se torna um grande conhecedor da bíblia e dos mandamentos de Deus, e através da história de seu tetravô fez da sua fé a continuação da fé de Moriá, Adão era o caçula de cinco filhos de Jerônimo trineto de Moriá, homem religioso mais não tinha o dom de pregar a palavra. A primeira filha mais velha foi chamada pelo Espírito Santo para cumprir uma missão na qual ela deveria ir a secreto segredo, levar e pregar a Palavra Sagrada ao submundo da prostituição esquecido pelo mundo. O terceiro filho de nome Mateus tornou-se escritor crítico religioso. As histórias de Moriá e suas gerações deixaram um legado religioso às futuras gerações.
COMENTÁRIOS DA OBRA:
Autor e leitor fazem uma jornada lado á lado para acompanhar a trajetória de um homem de pouca fé. História que foi entregue ao autor por um simples acaso. Ou será que foi um presente dado para o autor, que com suas palavras e narração de fácil compreensão pudesse passar a seus leitores uma história de vida marcante?

PÚBLICO ALVO:
O livro enfatiza tanto o público adulto como o público infanto-juvenil, através de como o autor conduz a narração.

ADEQUAÇÃO AO MERCADO:
O autor conta fatos da bíblia e da sociedade de uma forma de fácil compreensão e com alguns trechos de humor, mas sempre com muito respeito ao tema que é retratado Deus e a fé.
E conduz o leitor a balancear alguns pontos de vista que de alguma forma são sempre impostos ao mesmo quando o assunto é dessa importância, é essencial ter fé, mas sabendo o porquê se tem e questionando algumas ações para poder compreendê-las melhor.

PONTOS POSITIVOS:
• Não há dificuldades em acompanhar a trama, a leitura é tranquila.
• O autor narra à história de uma forma natural e sem quebra de imagem, o que dá ao leitor uma visão continua de todos os cenários que o personagem vai vivenciando.

PONTOS NEGATIVOS:
• Fazer uma correção gramatical para verificar pequenos detalhes como pontuação.

COMENTÁRIOS DO PARECERISTA:
Uma história dentro de outra, assim o autor inicia sua narrativa já deixando ao leitor um suspense no ar: Quem será o verdadeiro autor dessa obra? E implícito na mesma mensagem está à fé de quem inicia essa jornada junto de um personagem marcante que vai traçando seus passos até o final de sua história.
Uma narração interessante que envolve o leitor e o faz refletir de muitas formas seja a através de sua fé e da própria obra e de como ela é apresentada.

Parecerista: Thais Riotto
E-mail: thaisriotto@hotmail.com

“O DIA EM QUE A TERRA PAROU – Uma Cidade sem Luz” se encontra Registrado na Fundação Biblioteca Nacional sob o número: 06-021687-V01, contendo 272 páginas no formato 16.0 X 23.0. Onde relata as memórias de um homem de pouca fé em Deus e que foi resgatado por Ele. A história se segue até a quinta geração de um homem que a princípio era bem sucedido e que virou pedinte de rua, tornara-se um pobre coitado. Sem nome. Sem rumo. Sem endereço. Então vieram as tentativas de suicídio em vão. Porque em tudo que fazia contra si mesmo tinha a mão de Deus quem o resgatou e o transformou a serviço do SENHOR. A religião está presente na vida e na morte dessa família. Uns acreditam outros desacreditam. Uns aceitam outros rejeitam. Até onde a religião é verdade e quem realmente tem razão? O pontifício diz que a razão está com ele desde o início primitivo. O luteranismo, hoje ramificado em centenas de denominações evangélicas diz cada uma que a razão está com ela. E Deus? E Cristo? Onde realmente estão? O leitor vai saber lendo nas páginas desta inédita obra.

Nenhum comentário: